Você que trabalha em salão de beleza, certamente concorda que uma das situações mais chatas que acontecem no dia a dia é quando o cliente marca horário e não aparece, não é verdade? E o pior é que isso acontece com uma frequência muito maior do que você gostaria. Nessa situação, o melhor que você pode fazer é manter a calma e ser educado com o cliente. Afinal, é preciso tentar, pelo menos, entender os motivos do não comparecimento.

Ainda existe uma taxa considerável de clientes que marcam o horário e simplesmente esquecem, ou agendam no mesmo dia de outro compromisso sem perceberem. Na correria do dia a dia, isso acaba sendo comum. Porém, também não podemos nos esquecer daqueles clientes que faltam o horário por motivos variados, seja por falta de dinheiro ou por terem vergonha de ligarem para desmarcar. Seja como for, no fim das contas quem sai perdendo é você.

Pensando nisso, nós preparamos algumas dicas de atitudes práticas e rápidas que você pode começar a adotar no seu dia a dia para diminuir a taxa de não comparecimento no seu salão. Assim você garante que todos os horários marcados sejam, de fato, executados. Confira:

Agendamento Online

Hoje em dia, com as maravilhas que a tecnologia nos proporciona, ficou muito mais fácil gerenciar a agenda do seu salão de beleza ou barbearia. Além da possibilidade de os clientes agendarem horários através do site ou app, oferecer agendamento online também é uma facilidade tanto para você quanto para sua equipe, já que com menor necessidade de passar tanto tempo atendendo ligações, sobra mais tempo para atenderem clientes e outras atividades recorrentes da sua rotina.

Como evitar clientes que marcam horário e não aparecem ao salão de beleza

“Mas como isso ajuda a diminuir o não comparecimento?”

Simples: com uma agenda online, você e sua equipe podem atualizar os horários em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar. Então mesmo que o cliente ligue em cima da hora avisando que não vai poder comparecer, é só atualizar e o horário vai surgir como vago, abrindo espaço para aqueles clientes que chegam sem marcar horário e para pessoas que buscam encontrar horário nesses apps para as próximas horas.

Além disso, sistemas de gestão e agendamento online também contam com ferramentas exclusivas, como envio de SMS de lembrete de agendamento, para avisar a pessoa do horário agendado. Ainda, o app pode traçar o caminho entre a localização do cliente e o seu estabelecimento e calcular o tempo do trajeto, evitando também o atraso.

Telefone

Sabe quando você marca uma consulta no médico e, um dia antes, você recebe uma ligação da secretária confirmando o horário? A lógica é basicamente a mesma: ela liga para lembrar você do seu horário para evitar que você se esqueça e acabe não comparecendo à consulta.

Já imaginou levar essa prática para o seu estabelecimento? Faça um treinamento com a sua recepcionista e comece a solicitar o número de telefone dos clientes no momento que eles agendam o horário. Você pode até começar a documentar esses dados em um cadastro, para não ter que pedir sempre. Assim, no dia do serviço agendado, você pode orientar a recepcionista a entrar em contato com todos os clientes do dia para confirmar o horário.

Como evitar clientes que marcam horário e não aparecem ao salão de beleza

Nós sabemos que é uma prática um tanto quanto invasiva, já que muitas pessoas detestam falar ao telefone ou até não podem atender ligações durante o trabalho, por exemplo. Porém, se você não conta com um software para gestão da sua agenda ou ainda não tem uma estratégia de SMS Marketing, essa pode acabar sendo a única saída.

SMS Marketing

Uma das estratégias mais modernas e antenadas para diminuir o não comparecimento de clientes no seu estabelecimento de beleza é aplicar um sistema de confirmação de horário por via de SMS Marketing.

Simples, barato, prático e com alto retorno, o SMS é uma alternativa excelente pois, além de ser mais reservado e muito mais eficaz – enquanto a ligação é momentânea, o SMS fica armazenado no aparelho e o cliente pode visualizar a qualquer momento -, você pode utilizar esse recurso não só para enviar lembretes de agendamento, mas também para divulgar promoções, descontos, pacotes e até novos serviços.

Como evitar clientes que marcam horário e não aparecem ao salão de beleza

E o melhor é que alguns softwares de gestão e ferramentas de agendamento on-line, por exemplo, já oferecem esse serviço com integração da sua agenda. Aí é só configurar direitinho e o sistema faz tudo por você.

“E o que eu faço em relação aos atrasos? ”

Como você já sabe, oferecer agendamento online também pode ser a solução para mais este problema. Afinal, você pode configurar os lembretes através do sistema, facilitando o contato. Os dois saem ganhando: o cliente recebe o lembrete e acessa suas informações pelo celular, você diminui o trabalho braçal e, de quebra, mantém sua agenda no horário.


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Cliente marcou e não veio: como evitar furos na agenda do salão de beleza
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Veja como você pode evitar uma das situações mais chatas que acontecem na sua rotina: quando o cliente marca horário e não aparece no salão de beleza
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