Manter seu cadastro de clientes atualizado é uma atividade essencial e muito importante para a rotina do seu estabelecimento de beleza. Um cadastro completo não só é fundamental para gestão e organização do seu salão como também te ajuda a encontrar oportunidades para atrair e fidelizar clientes.

Confira algumas práticas que vão te ajudar a organizar melhor os cadastros dos seus clientes e aproveitar as oportunidades que estes dados te oferecem:

Tenha um local para armazenar todos os cadastros

Não faz sentido nenhum coletar as informações mais relevantes sobre os seus clientes se você não as mantiver organizadas. Embora eles ainda funcionem até certo ponto, sugerimos que você abandone os livrinhos ou agendas de papel. Eles não são confiáveis e nem práticos: quando você tiver que atualizar qualquer informação de um cliente, terá que criar um cadastro novo. Procurar informações em agendas de papel também é muito mais trabalhoso.

O mesmo vale para fichas ou planilhas no Excel. A organização no computador já é muito mais prática, mas o Excel não te permite cruzar os cadastros dos seus clientes com a sua agenda, com os serviços que marcam ou com suas comandas. Hoje em dia, existem programas que, a um custo mensal reduzido, centralizam os cadastros dos seus clientes e ainda os mantém integrados com sua agenda e demais atividades do dia a dia.

Como um cadastro completo de ajuda a fidelizar clientes

O cadastro deve ser feito da mesma forma por todos os funcionários

Crie uma metodologia comum para realizar os cadastros

Em muitos salões, especialmente os maiores, várias pessoas diferentes acabam ficando responsáveis por fazer os cadastros dos clientes. Portanto, é necessário que exista uma prática comum para realização dos cadastros, de modo que fiquem padronizados e completos. Reúna os responsáveis pelos cadastros na sua equipe e faça um passo a passo com eles, enfatizando a importância de um preenchimento correto e completo para fidelizar clientes.

Colete todas as informações necessárias

Cadastrar as pessoas não é só uma burocracia, mas também uma oportunidade de fidelizar os clientes do seu salão. Ao elaborar o cadastro perfeito, pense em todas as informações que você pode usar a seu favor. As mais comuns são:

Nome: a informação principal dos cadastros esconde uma oportunidade de valorizar seu relacionamento com seus clientes. Escrever os nomes corretamente faz com que não exista nenhuma confusão com nomes repetidos e desmonstra cuidado e atenção no processo. Nomes grafados de maneira errada são comuns. Se não entender, peça para repetir ou soletrar, mas garanta o registro correto.

Telefone: o telefone é seu principal meio de comunicação com a cliente, seja por meio da ligação ou mensagens de texto. É por meio do telefone que você vai enviar lembretes via SMS (manualmente ou com a ajuda de programas de gestão), cancelar compromissos ou entrar em contato caso surja algum imprevisto.

E-mail: Além de ser um meio de comunicação alternativo com seus clientes, você pode usar e-mails para divulgar serviços, promoções e outras novidades de uma maneira eficaz e não-intrusiva.

Aniversário: O dia do aniversário de seus clientes é uma ótima oportunidade de presenteá-los. Seu estabelecimento pode oferecer mandar uma mensagem personalizada para o aniversariante, oferecendo descontos, serviços ou benefícios. Essa tática, além de incentivar os clientes a voltarem ao salão, cria uma aproximação e gera fidelidade.

Entenda e registre as preferências dos clientes

Entenda e registre as preferências dos clientes

Características e preferências: Junto das informações básicas de contato dos seus clientes, você pode acrescentar outras que ajudem a realizar os seus serviços. Uma boa ideia é deixar registrados dados como o tipo de cabelo ou pele da pessoa, se ela possui alergia a algum produto, suas preferências de marcas e seu histórico de agendamentos e faltas não-justificadas.

 

CPF: O CPF é mais uma maneira de manter um cadastro organizado e exclusivo para cada cliente, evitando possíveis confusões. Além disso, ele é necessário para organizar suas comandas e emitir notas fiscais.

Valorize o cadastro de clientes no dia a dia

É importante que os profissionais do seu estabelecimento percebam o valor do cadastro correto para fidelizar clientes nas operações do dia a dia. Mostre a eles como usar as informações coletadas a favor dos serviços e do negócio: a frequência com que os clientes vão ao seu estabelecimento pode indicar uma oportunidade de enviar um lembrete, por exemplo. Se toda a equipe pensar da mesma maneira, entendendo a importância de um cadastro completo, fica mais fácil praticar e enxergar novas oportunidades.

Acostume-se a rever os dados depois de tempos

Uma vez cadastrado um cliente específico, o trabalho não acabou. As pessoas mudam de endereço, de telefone, de e-mail, e até de marcas preferidas, por isso a atualização dos cadastros é tão importante quanto o primeiro registro! Quando seus clientes voltarem ao seu salão, pergunte se houve alguma mudança nos dados e repare também mudanças de comportamento em relação aos profissionais, aos produtos utilizados ou à qualidade do serviço.

Agora que você viu algumas boas práticas para realizar os cadastros dos seus clientes é só praticar. Um cadastro completo te possibilita dar um atendimento muito mais personalizado para cada pessoa que frequenta seu salão.

Como você armazena os cadastros dos seus clientes? Se tiver alguma outra dica, compartilhe com a gente!

 

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Um bom cadastro, além de ajudar na organização do seu salão de beleza, pode ser uma ótima estratégia para fidelizar clientes. Entenda!
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