Quando uma cliente vai até seu salão de beleza na hora do almoço fazer a unha rapidinho, um bom atendimento e a agilidade são essenciais e suficientes. Entretanto, em outros casos seus clientes ficam horas e horas no seu estabelecimento – e na sua companhia.

Aproveite melhor o tempo dos clientes no seu salão de belezaColoração, escova progressiva e o outros procedimentos que envolvem química exigem que os clientes permaneçam no salão para o produto fazer o efeito e o serviço seja finalizado. Esse período dura no mínimo uma hora…E o que você e sua cliente fazem durante esse tempo?

Marcar outros serviços para fazer em paralelo é comum no dia a dia. Mas, nem sempre esses horários são preenchidos ou é possível realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. A boa notícia é que você pode – e deve – aproveitar melhor o tempo dos seus clientes em prol dos seus serviços e do seu negócio. Essa é uma ótima oportunidade e você deve tomar a atenção que provavelmente está toda no celular da cliente.

Aproveite melhor o tempo com um segredinho: surpreenda e encante seus clientes. Mostre que seu salão pode ser muito mais do que o lugar de cortar o cabelo ou fazer as unhas, você pode fazê-los se sentir em casa. Ambientes personalizados, programações da TV que os interesse ou mesmo uma consultoria de cuidados com os cabelos são ótimas alternativas para alcançar esse resultado…
Selecionamos 7 ações que você pode por em prática no seu salão para aproveitar melhor o tempo dos clientes que esperam o procedimento terminar:

Aproveite melhor o tempo dos clientes no seu salão de beleza

Planeje uma promoção especial para seus clientes

1 – Ofereça outros serviços enquanto o cliente espera

Oferecer ou tentar encaixar outros serviços enquanto esperam a coloração fazer efeito é uma prática comum nos salões de beleza. Inclusive, os próprios clientes adotam esse tipo de tática e marcam algum outro serviço. Você pode transformar o comum em diferencial com promoções exclusivas, por exemplo.

Imagine que a sua cliente terá de esperar 2 horas e você oferece um desconto para fazer mão e pé enquanto aguarda. As chances de ela adorar são muitas e você aproveita para fidelizá-la um pouquinho mais.

 2 – Substitua qualquer revista por revistas que são a cara do seu público

Procure sair do comum e encontrar conteúdos que os clientes gostem. Com o passar do tempo, você conhece as preferências das pessoas que fazem parte da sua rotina e pode disponibilizar materiais interessantes e que possam até ajudar a aproveitar melhor o tempo de quem está aguardando para ser atendido. Investir em personalização de serviços e produtos é uma ótima maneira de ganhar cada vez mais seus clientes.

3 – Você tem televisão no seu salão?

Colocar uma televisão no seu estabelecimento tem tudo para ser um bom negócio. Ela é um meio de entretenimento para seus clientes e o melhor, pode ser personalizado também. Uma TV com conteúdos que pouco importam ou incomodam seu público tem tudo para ser só um um objeto a mais. Entretanto, existem canais direcionados para seus clientes ou até mesmo canais específicos para salão de beleza, com conteúdos variados que se baseiam nas preferências de quem frequenta esses locais.

4 – Converse com seus clientes

O tempo da espera é o momento que você tem para conversar com seus clientes e encontrar oportunidades. Uma característica importante nesses casos é a transparência: você os escuta e é sincero sobre o momento do seu salão, sobre as habilidades e as mudanças que está planejando.

Você pode descobrir os pontos fortes e fracos do seu salão e ao mesmo tempo pode também mostrar sua realidade como cabeleireiro ou profissional. As preferências dos clientes também ficarão em evidência e você pode guardar para oferecer descontos posteriores ou até pensar em novas ações para esses momentos. Uma ideia para conversa é falar sobre serviços diferentes como tatuagens, ioga ou até astrologia para você ter noção se funcionaria e planejar novidades.

Esses diálogos permitem estreitar o relacionamento com seus clientes e ser uma boa referência para eles não só pelo serviço de qualidade!

Aproveite melhor o tempo dos clientes no seu salão de beleza

Oferecer um mimo sempre agrega à experiência do cliente

5 – Aceita um cafezinho, uma água ou um suco?

Quando se fala em oferecer alguns mimos para os clientes, logo se pensa em um café ou uma água e sabemos que isso faz a diferença. Essa atenção a mais faz diferença mesmo que seu salão tenha uma lanchonete. O ato de sugerir e levar até o cliente enfatiza o cuidado que você tem com os clientes. Aproveite para oferecer alguns mimos diferentes como sucos e docinhos que possam agradar.

6 – Oriente sobre os serviços

Além do retorno sobre o que os clientes acham dos serviços e do salão, a conversa serve para que você fale mais sobre o procedimento que ele está passando. Um dos grandes problemas enfrentados no dia a dia é a cliente sair com o cabelo maravilhoso como o de uma celebridade, mas não conseguir manter daquela maneira por não ter os cuidados certos. Seu papel nessa hora é orientar: explique o porquê o processo demora, quais os produtos utilizados e  quais são os cuidados posteriores.

Se você trabalha com venda de produtos também é uma boa oportunidade. Você pode argumentar mais sobre a qualidade e os motivos pelos quais devem ser usados determinados itens.

Aproveite melhor o tempo dos clientes no seu salão de beleza

Ofereça vantagens fora do salão

 7 – Vantagens de fora do salão também conquistam

Você tem boas parcerias no seu salão de beleza? Essa pode ser uma boa oportunidade de criar e agradar aos clientes. Uma ideia muito legal para aproveitar esse tempo é deixar o carro do cliente na oficina ou lava-car. O tempo que ele aguardaria sem fazer nada, estará em um procedimento. Essa economia de tempo e também um possível desconto são pontos favoráveis e que conquistam qualquer um!

Os pequenos detalhes no cuidado com os clientes fazem com que você cumpra todas as necessidades e ainda entregue mais que o esperado. Para você profissional gera uma boa reputação e a lembrança de um atendimento de alta qualidade como um todo. O salão acaba se tornando uma boa referência e com certeza as clientes farão propaganda sem qualquer esforço.

E no seu salão, como você aproveita melhor o tempo dos clientes que aguardam o procedimento encerrar? Conte pra gente nos comentários!

 

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Aproveite melhor o tempo que seus clientes ficam no salão de beleza
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Os procedimentos químicos no cabelo fazem a cliente ficar muitas horas no salão de beleza. Confira nossas dicas e aproveite melhor o tempo
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