A rotina do gerente de um salão de beleza é muito corrida, e às vezes pode ser difícil prestar atenção ao que os clientes têm a dizer sobre os serviços que estamos prestando a eles. Talvez o maior desafio de ter um salão de beleza seja justamente conciliar essas duas tarefas; um dos segredos dos donos de grandes negócios é que eles sabem que ouvir seus clientes é uma das chaves do sucesso.

E você sabe o que os donos dos grandes negócios buscam quando conversam com os clientes? A resposta pode te surpreender, mas ele querem ouvir as críticas que os clientes têm a fazer. Claro, ser elogiado é muito bom, mas raramente elogios provocam uma mudança de postura ou uma melhoria nos serviços.

Críticas, por outro lado, indicam diretamente um ponto de melhoria do atendimento no seu salão de beleza. É por isso que elas são tão valorizadas: um negócio que reage às críticas está em constante evolução, enquanto um gerente que só ouve elogios tende a ficar estagnado.

Se você tem dificuldades em interromper sua rotina de trabalho para conversar um pouco com os clientes, uma ótima dica é deixar no caixa ou na entrada algumas fichas anônimas para que os clientes avaliem o atendimento do seu salão de beleza e indiquem pontos de melhora. Além de extremamente prático, o retorno provavelmente será mais sincero – como o cliente não precisa se identificar, fica mais à vontade para relatar problemas.

Já quando estiver conversando pessoalmente com seus clientes, é muito importante que você seja humilde e receptivo. Um ponto chave das conversas é compreender que as críticas não são pessoais. Às vezes, estamos muito envolvidos com o nosso negócio e acabamos levando sugestões construtivas como ofensas pessoais. Isso é péssimo por dois motivos: além de te impedir de evoluir, essa atitude muito provavelmente gerará um desgaste e vai acabar te custando um cliente ao invés de trazer novos para seu salão de beleza. Tratar as sugestões como oportunidades de melhoria demonstra maturidade e vai causar uma ótima impressão nos seus clientes.

Faça seu salão de beleza bombar

Ofereça meios para que as clientes avaliem seus serviços

Outra ótima opção para recolher depoimentos dos seus clientes são redes de estabelecimentos de beleza como o Beauty Date. Nelas, os usuários são convocados pelo próprio sistema para deixar depoimentos sobre os salões que frequentam, de forma fácil e automática. Então, você pode responder os comentários negativos relatando as ações que tomou para corrigir os problemas, o que causa uma ótima impressão.

Não tenha medo de ser avaliado! Use-as para encontrar oportunidades e criar novos métodos de conquistar seus clientes. E você, já teve alguma experiência com avaliações de clientes? Conte para gente!

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Aprenda com as críticas e faça seu salão de beleza bombar
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Aprenda com as críticas e faça seu salão de beleza bombar
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Entenda como a avaliação dos clientes, sejam elogios ou críticas podem ajudar seu salão de beleza. Ofereça meios para o cliente dizer o que pensa!
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