Conseguir organizar a agenda de salão de beleza pode ser uma tarefa muito difícil para quem não tem experiência, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos este post especialmente para você. Se você está perdida, sem saber como começar sua agenda de salão de beleza, ou mesmo já sendo uma  profissional e tendo dúvidas sobre o assunto, fique de olho em algumas dicas importantes!

Otimizando horários

Quem possui ou trabalha em um salão de beleza sabe que sua agenda precisa ser bem organizada, para dar conta de atender a todos os clientes programados e, ainda, conseguir um horário próximo ao que eles desejam.

A primeira coisa a pensar é como será essa agenda de salão de beleza, se em papel ou no computador. Mesmo que a agenda de papel ainda seja bastante comum e pareça a melhor opção, contar com uma agenda de salão de beleza online pode trazer muito mais facilidade ao ter que mudar horários (o que evita aquele monte de rasuras na folha) ou até mesmo para ter uma visão melhor dos clientes que terá ao longo do dia.

Feito isso, deve-se definir o tempo de cada atendimento; afinal, o profissional não deve ficar ocioso e nem a cliente esperando por muito tempo. Nesse caso, faça uma lista de todos os procedimentos que seu salão oferece e, a partir daí, veja o tempo médio em que eles são realizados.

Organizando a equipe

Otimize o tempo com uma agenda de salão de beleza online

Otimize o tempo com uma agenda de salão de beleza online

Estabelecidos os prazos, é hora de distribuir a equipe nas funções. Veja quais são os profissionais que realizam aquele procedimento e cruze essas informações. Conforme as clientes forem entrando em contato para fazer o agendamento, trabalhe em cima do que foi programado, para que o tempo não fique apertado. Prefira também agendar em horários cheios. Uma boa alternativa para encaixar profissionais e horários é a agenda online, em que os clientes marcam direto no horário disponível daquele profissional.

Quando houver clientes com um atraso muito grande e o profissional marcado já estiver atendendo outra pessoa, proponha que quem atrasou seja atendido por quem estiver disponível — afinal, ele está atrasado. Para clientes novas, que não têm preferência por um profissional específico, ofereça quem está com a agenda mais livre ou que, naquele momento, está ocioso.

Lidando com atrasos de clientes

Um grande problema é você se programar para uma coisa, apenas para ver seus clientes atrasarem ou não comparecerem — isso acaba trazendo muitos transtornos e afetando outros clientes. Para fugir disso, converse antes e informe que existe uma tolerância para que o procedimento seja feito, de cerca de dez ou quinze minutos; se o atraso for maior, poderá ser cobrado um valor a mais do cliente.

O envio de mensagens SMS para lembrar dos horários ajuda a diminuir esses atrasos e até mesmo as faltas, uma vez que na correria do dia a dia, muitas pessoas apenas se esquecem de ir.

Outra opção para evitar “buracos” na agenda de salão de beleza é ligar para a cliente quando perceber que ela está demorando muito. Assim, você consegue uma previsão de quando ela chegará e se será possível atendê-la naquele momento — ou, então, uma confirmação de que ela não irá. Isso também permite que o funcionário adiante outros atendimentos, caso os clientes posteriores já tenham chegado.

Aproveitando o histórico de clientes

Contar com uma agenda de salão de beleza digital permite formar um histórico de clientes mais organizado a fim de ter todos os dados pessoais de cada um e saber quais os procedimentos que costuma realizar com frequência.

Aproveite o envio de SMS para avisar alguém sobre seu retorno. Mensagens de texto que lembrem a cliente que está na hora de retocar as luzes ou que o tempo da coloração já está acabando faz com que a agenda fique lotada por mais tempo e você consiga ter clientes fiéis ao seu salão.

Conseguir manter a agenda de salão de beleza impecável é praticamente impossível, devido aos imprevistos e atrasos que podem ocorrer com os clientes. Entretanto, saber organizar uma boa agenda, sem que os horários se sobreponham, já faz uma grande diferença. Além disso, é sempre bom explicar para os clientes a importância de chegar no horário e de agendar de acordo com a disponibilidade de ambas as partes.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe a importância da agenda de salão de beleza, aproveite para ler também nosso post explicando por que o agendamento online vai acabar com as agendas de papel!

Summary
Agenda de salão de beleza: saiba como organizá-la
Article Name
Agenda de salão de beleza: saiba como organizá-la
Description
Conseguir organizar a agenda de salão de beleza pode ser uma tarefa muito difícil, por isso reunimos ótimas dicas para administrar a agenda e ainda ganhar tempo!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
00