Na semana passada, a SPFW n42 foi o grande assunto da internet e do mundo da moda. Entre desfiles lindos de coleções muito aguardadas, alguns detalhes fizeram toda a diferença e é seguro afirmar que, no quesito beleza, a palavra da vez é naturalidade.

Entre os principais destaques das makes estão a sempre desafiadora pele natural e o glitter, que invadiu as passarelas se estabelecendo como tendência. Nos cabelos, os curtinhos e naturais vieram para ficar. Confira:

Glitter nos lábios e nos olhos

Já faz algum tempo que os maquiadores mais badalados estão apontando o glitter como a tendência da vez, especialmente depois que Pat McGrath lançou sua própria linha de pigmentos e fez história com os lábios carregados de brilho em desfiles internacionais.

No Brasil, marcas como The Paradise, Água de Coco e Adriana Degreas abusaram da tendência em seus desfiles. Logo no primeiro dia da SPFW n42, a maquiadora Fabiana Gomes levou olhos marcados com glitter e têmporas em destaque, além de bochechas cintilantes feitas com gloss e iluminador no desfile da Animale, um dos mais comentados na mídia.

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

(Fotos: Agência Fotosite)

Em entrevista para jornalistas, a maquiadora explicou que a ideia não é enxergar o brilho em meio às técnicas de contorno, mas sim como protagonista da sua pura e simples vontade de brilhar, em uma demonstração de que a maquiagem não se trata de disfarçar, mas sim de ousar.

A revolta das sobrancelhas

No desfile da nova coleção da marca Reinaldo Lourenço, a maquiagem das modelos, também assinada por Fabiana Gomes, tinha o foco nas sobrancelhas. Ao invés de alinhadas e preenchidas como estamos acostumados a ver, as sobrancelhas estavam naturais e em desalinho, deixando um tom de revolta.

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

(Fotos: MAC)

Pele natural

O grande consenso no quesito beleza no SPFW n42, é que todas as marcas que apresentaram suas coleções primavera/verão optaram por levar às passarelas makes leves e fresquinhas, sem serem muito carregadas e cheias de elementos. A pele – natural, saudável e trabalhada apenas com corretivo – foi o principal elemento da maquiagem de vários desfiles, muitos deles também assinados por Fabiana Gomes, que é maquiadora sênior da MAC.

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

Pele natural e make leve (Foto: Marcelo Salvador)

“A ideia é tratar a pele para usar menos maquiagem”, disse a profissional para jornalistas. Para dar essa essência saudável ao rosto, um pouquinho do gloss dos lábios foi aplicado suavemente nas bochechas, respeitando o formato do rosto.

A palavra é representatividade

O desfile mais comentado da SPFW n42 foi, sem dúvida, o da grife LAB, do rapper Emicida. Ele próprio deu o tom do desfile, já que abriu o espetáculo e acompanhou tudo da plateia enquanto entoava o rap. Esse desfile entrou para a história da moda porque deu um verdadeiro show de representatividade: pela primeira vez uma modelo plus size desfilou pela passarela do evento.

E não foi só isso: teve modelo com vitiligo e cabelos black power em um desfile em que o negro era o protagonista, dando o tom da diversidade e da representatividade, assuntos tão importantes atualmente. Com esse tema em foco, não se via makes carregadas e cabelos hiper produzidos, mas sim muita naturalidade.

Outro desfile que vai ser inspiração para muitas novas criações foi o de Ronaldo Fraga. O designer criou uma coleção que não fala de roupas, mas sim de pessoas. Em um desfile com um casting 100% composto por modelos trans, o mineiro deu foco às “mulheres invisíveis”, como explicou em um bate-papo com a revista Elle. “Um desfile como esse não dá voz só a mim, mas sim a todas as trans. É preciso falar sobre a nossa resistência e questionar onde fazemos guerra e onde fazemos paz”, disse.

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

Modelos trans deram o tom do desfile de Ronaldo Fraga (Foto: Exame.com)

Fios livres

Os tempos em que os desfiles trazem modelos com cabelos iguais e adaptados a um conceito pode estar chegando ao fim. O que mais se viu durante a SPFW n42 foram cabelos livres: fios soltos, multi texturas e cores naturais. O resultado é um show de diversidade, mostrando que as passarelas são de todos e para todos.

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

Os curtos dominaram a SPFW n42 (Foto: Marcelo Soubhia / FOTOSITE)

Mesmo assim, o cabelo curto, em suas mais diversas variações, foi o soberano dos penteados. Da cabeça raspada ao pixie e ao bob, os curtinhos estavam em todos os desfiles, modelados apenas com pomada, mousse ou spray. Quer tendência mais ousada que essa?

Veja os detalhes de beleza do SPFW n42

Os curtos são tendência (Foto: Marcelo Soubhia / FOTOSITE)

O que você achou dos desfiles do SPFW n42? Conta pra gente nos comentários qual detalhe de beleza mais chamou a sua atenção!

Summary
SPFW: as tendências que invadiram a passarela
Article Name
SPFW: as tendências que invadiram a passarela
Description
Veja as tendências de beleza que invadiram as passarelas do SPFW n42 e o que deve ditar o tom da moda nas próximas estações.
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000