Oferecer os melhores produtos e serviços pelo melhor preço. Esse é o plano dos sonhos de qualquer salão de beleza, mas sabemos que as coisas não são tão fáceis assim na prática. Escolher os fornecedores certos é essencial para o dia a dia de qualquer espaço de beleza, já que conseguir os melhores negócios e um bom relacionamento com eles tem um peso fundamental nas contas no fim do mês.

Conseguindo bons acordos com fornecedores, você consegue oferecer de maneira sustentável um bom atendimento com bons produtos aos seus clientes. Assim, você os fideliza e ainda atrai novos clientes por meio do marketing boca a boca que uma boa repercussão suscita.

No entanto, não comprometa recursos que você ainda não tem nessa estratégia. Principalmente se o seu salão tem pouco tempo de negócio, você não pode gastar demais antes de ter o mínimo de retorno sobre os seus serviços. O segredo da boa escolha de fornecedores é uma negociação franca e inteligente: apresente o que você tem de melhor e consiga preços e remessas compatíveis com a sua capacidade.

Confira cinco itens essenciais para conseguir bons parceiros comerciais:

Pesquise

O primeiro passo para escolher qualquer fornecedor é conhecer as opções. Entenda quais são suas necessidades e pesquise de acordo com isso. A internet é uma forte aliada nessa missão e o contato com outros profissionais também ajuda muito a conhecer as possibilidades.
Liste todas os parceiros que podem fornecer os produtos para o seu estabelecimento para que possam ser avaliados. É importante selecionar várias opções para filtrar aqueles que correspondem melhor ao seu interesse. Fornecedores grandes normalmente focam em conseguir boas condições e produtos de primeira linha, ao passo que outros fornecedores podem ter no relacionamento próximo e nas dicas seu diferencial.

  
Conheça os produtos
Conheça os produtos

Nem sempre você tem preferência ou uma lista pronta dos produtos que vai usar em seu espaço de beleza. Por isso, é essencial que você conheça muito bem os produtos que vai solicitar ao seu fornecedor. Dois pontos são importantíssimos nessa análise: a saúde dos clientes e agressão ao meio-ambiente.
Certifique-se que os produtos que vai usar no seu espaço de beleza não são testados em animais e se os componentes químicos não são agressivos demais ao ambiente e clientes. Uma dica é pedir uma demonstração, para que você possa testar e conhecer ainda melhor antes de aprovar.

Faça parcerias

Além de bons preços, com seu fornecedor você pode conseguir marketing e credibilidade para sua marca e seu espaço de beleza. Muitas marcas de beleza fazem parcerias com estabelecimentos, buscando divulgar seus produtos por meio da distribuição de banners, materiais e mobiliário. Uma ótima prática é conversar com seus parceiros e tentar surfar essa onda.
Em contrapartida, normalmente essas marcas exigem exclusividade de produtos no salão. Com isso, elas oferecem negociações mais baratas e atrelam seu nome a uma empresa de respeito e qualidade, mas limitam suas possibilidades.

Mantenha um bom relacionamento com o fornecedor

Um bom relacionamento e parcerias são ótimas alternativas na hora de escolher o fornecedor


Tenha um bom relacionamento

Manter um bom relacionamento é essencial quando falamos de pessoas tão essenciais pro sucesso do seu negócio quanto fornecedores.
Visitas, mais do que uma oportunidade de avaliar as pessoas com quem você está negociando, são uma ótima chance de estabelecer um relacionamento fundamental para uma parceria comercial de sucesso. Com elas, você demonstra interesse e respeito pelos profissionais com quem está trabalhando. Se tiver condições de prestar visitas regulares, você com certeza será retribuído.

Avalie os métodos de pagamento e entrega

Você vai depender do serviço da empresa fornecedora para funcionar de forma organizada. Portanto, alinhar os métodos e datas de entrega é muito importante na hora da escolha. Faça um planejamento simples para saber com que frequência vai precisar do seu fornecedor e se as empresas escolhidas correspondem às necessidades.
A forma de pagamento também é um fator de extrema relevância na escolha. Confira quais são as possibilidades para maximizar o seu conforto, praticidade e quem sabe economizar mais um pouco de dinheiro.

Depois de levantados esses pontos, liste seus preferidos para que você possa escolher e também ter alguns contatos na manga. Com o passar do tempo, você pode fazer testes para ver a qualidade do fornecedor atual e se outro pode te entregar de maneira mais efetiva. A ideia, nesse caso, é que você faça os pedidos paralelamente e caso decida por trocar, não faltará nenhum produto no seu estabelecimento.

Uma dica que você não pode esquecer é não deixar faltar nada no estabelecimento quando está fazendo os testes para escolher o fornecedor. Tenha pelo menos um seguro para que isso não atrapalhe seu dia a dia! Como é o seu relacionamento com os fornecedores? Conte pra gente como foi seu processo de escolha!

Summary
5 dicas para conseguir um bom fornecedor
Article Name
5 dicas para conseguir um bom fornecedor
Description
A relação que você mantém com o fornecedor é essencial para o bom funcionamento do seu espaço de beleza. Saiba como escolher o local para comprar seus produtos!
Author
Publisher Name
Beauty Date
Publisher Logo
Compartilhe
000