Escrito por Fabio Duran, da Hubify, plataforma de marketing digital.

Para quem deseja aumentar o número de clientes, de vendas e elevar o nível do seu negócio, investir na internet é um passo importante a ser dado. O marketing digital para salão de beleza pode trazer resultados impressionantes para a empresa, desde que você siga um planejamento e saiba quais são as estratégias mais indicadas para a realidade do seu negócio.

Há diversas ferramentas, empresas e profissionais liberais que trabalham com marketing digital e que podem te ajudar nesse processo. Mas antes de sair investindo, saiba que você mesmo pode construir a presença on-line do seu salão de beleza.

É preciso organização, metas, objetivos, um site profissional e estratégias de captação de clientes para que suas campanhas de marketing digital sejam bem-sucedidas. Para ajudá-lo nessa tarefa, abordaremos a seguir tudo que você precisa saber para iniciar suas campanhas e transformar o seu empreendimento em um verdadeiro sucesso. Confira!

Guest Post - Como começar o marketing digital no salão de beleza?

1. Orçamento

Assim como a maioria dos investimentos, é preciso estabelecer um orçamento para investir em marketing digital para salão de beleza. Custos com campanhas publicitárias em redes sociais, site profissional, mídia social e marketing de conteúdo devem estar incluídos na sua lista de gastos.

Muita gente acha que basta ter um site para que a mágica aconteça. Isso é um erro comum e que pode ser fatal.

O marketing digital é muito mais do que a criação de um site: é a definição de estratégias, utilizando várias ferramentas e elementos que vão gerar resultados reais para o seu salão. O site é a base para uma boa estratégia de marketing digital, mas é apenas um dos recursos utilizados.

2. Planejamento

O planejamento servirá como uma base anual para as campanhas on-line do seu salão de beleza. Nesse documento, devem estar explícitas todas as estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos, além dos custos e dos resultados esperados para cada uma delas.

Realizar um planejamento de marketing digital é essencial para você criar suas campanhas, pois, dessa forma, é possível saber que caminho você está trilhando e o que esperar dele.

Informações importantes que devem estar no seu planejamento:

  • metas e objetivos claros e tangíveis;
  • quais serão os meios utilizados para atingir as metas e os objetivos estabelecidos;
  • quem é o seu público-alvo e onde ele se encontra na internet;
  • quais serão os custos totais;
  • quais são as ferramentas que geram mais retorno para o seu negócio.

O empresário deve revisar o seu planejamento constantemente, com o intuito de avaliar como andam os resultados das campanhas realizadas — e deve alterar o documento toda vez que achar necessário.

3. Personas

Na hora de definir o público-alvo no planejamento, algumas pessoas podem ser perder, ainda mais se tratando de um segmento tão amplo como os salões de beleza. Para isso, é aconselhável a utilização de personas, ou seja, perfis ficcionais que carregam as características e os hábitos dos seus clientes ideais.

Para definir as personas ideias para o salão de beleza, é necessário levar em conta os perfis dos seus clientes atuais. É preciso pensar nas objeções, nos fatores socioeconômicos, nos objetivos pessoais e em uma série de informações que vão ajudar você a chegar mais perto da persona ideal para o seu negócio.

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Há várias ferramentas disponíveis na web que auxiliam a criar as suas personas. E lembre-se que essa parte é essencial para a definição de estratégias de marketing digital, pois a partir das personas, é possível chegar perto do público-alvo desejado de forma eficiente.

4. Mídia paga

As ações de marketing pagas geralmente são as que geram um retorno mais rápido para o negócio, já que a partir do pagamento e da criação da sua campanha, é possível lançá-la para o público desejado. Os principais exemplos de mídias pagas são o Google Adwords e o Facebook Ads, e a seguir falaremos um pouco mais sobre cada um deles.

Google Adwords

Estar no primeiro lugar do Google para as palavras-chave do seu negócio parece uma ótima forma de conquistar clientes, não é mesmo? E isso é verdade! Porém, ao realizar uma campanha de links patrocinados no Google Adwords, o empresário deverá entender bem como funciona a ferramenta para acabar não desperdiçando dinheiro com testes e campanhas frustradas.

Nessa mídia, você pagará para ter seus anúncios vinculados nos resultados do buscador e nos sites parceiros. É um excelente canal para obter resultados, mas é preferível realizar um curso ou contar com um profissional certificado antes de criar suas campanhas.

Facebook Ads

Na rede social mais usada no mundo, é possível criar anúncios inteligentes, segmentados, promover publicações da sua página etc. De todo modo, a rede social possui algumas ferramentas interessantes que devem ser utilizadas nas campanhas de marketing digital para salão de beleza.

Antes de se aventurar, também é indicado investir em algum curso on-line para que você entenda como funcionam as campanhas publicitárias na rede social. Com pouco investimento é possível obter um bom alcance e atingir, de forma segmentada, o seu público-alvo.

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5. Tráfego orgânico

Dentro de uma estratégia de marketing digital, o tráfego orgânico é a métrica mais valiosa (e de certa forma, mais satisfatória) para o seu salão de beleza.

O tráfego orgânico é medido pelos visitantes que encontram o seu site/blog/loja virtual de forma natural, seja por meio de redes sociais ou de buscadores. Ou seja, não é preciso de um investimento (direto) para obter resultados realmente expressivos, já que você atingirá, naturalmente, aquelas pessoas que estão procurando por seus serviços na web.

As maneiras mais utilizadas para conseguir tráfego orgânico:

  • Marketing de conteúdo:são estratégias que envolvem a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo, geralmente utilizando artigos em blogs e e-books, com a intenção de atrair tráfego orgânico e segmento para o site da empresa.
  • SEO:o acrônimo significa Search Engine Optimization e representa uma séria de técnicas que visa melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google. É essencial entender sobre o assunto ao se tratar de marketing digital.
  • Relacionamento por meio das redes sociais:como o salão de beleza trabalha exclusivamente com imagem/resultados, investir em relacionamento nas redes sociais — principalmente Facebook e Instagram — pode aumentar o tráfego orgânico recebido.

Está cada vez mais difícil sobreviver sem uma presença sólida na web. É muito importante investir em marketing digital e explorar todos os benefícios que a internet pode oferecer para o seu salão de beleza.

Gostou das nossas dicas de marketing digital para salão de beleza? Quais são as principais ferramentas que você utiliza? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!


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5 dicas para começar o marketing digital em salão de beleza
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O marketing digital pode fazer a maior diferença no sucesso do seu estabelecimento de beleza. Se quer saber mais sobre como criar oportunidades com o marketing digital, confira esse post especial que a Hubify preparou.
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