A tecnologia revolucionou muita coisa nos salões de beleza e, hoje, os mais inovadores já investiram no uso de aplicativos e softwares para a gestão do salão. Mesmo assim, o serviço de recepcionista continua essencial para o estabelecimento. A diferença é que, agora, o seu papel como relações públicas ficou ainda mais forte.

Nesse contexto, são necessárias algumas atitudes e estratégias certeiras para garantir o sucesso do serviço de recepcionista do seu salão. Quer saber quais são elas? Continue a leitura!

Representar o estilo do salão

Seu salão é elegante, despojado, moderno, jovem ou social? Cada estabelecimento tem um estilo definido e, portanto, os funcionários devem segui-lo — incluindo a recepcionista! Lembre-se de que ela é a primeira colaboradora com quem os seus clientes ou visitantes têm contato e, por isso, ela atua como uma apresentação do salão.

Veja 4 coisas que todo recepcionista de salão precisa saber

Assim, ao ver a recepcionista, quem entra no seu salão precisa conseguir ter uma ideia prática dos serviços que você oferece. Para promover o trabalho de seus profissionais, a recepcionista deve apresentar cabelo, maquiagem, unhas e roupas condizentes com o estilo do estabelecimento.

Ser proativo e apresentar tendências

Veja 4 coisas que todo recepcionista de salão precisa saber

Durante o atendimento com a recepcionista, nem sempre os clientes (sejam os novatos ou aqueles que estão retornando) falam tudo o que querem, não é mesmo? Por isso, um dos maiores diferenciais do serviço de recepcionista é a proatividade, que permitirá a ela antecipar novidades, apresentar tendências e oferecer novos serviços.

Conhecer os serviços e produtos do salão

Quando alguém entra em contato com o seu salão atrás de informações sobre tratamentos, técnicas, serviços e produtos, não é com um profissional específico que ele vai conversar, mas com a recepcionista. E para que ela possa atender os clientes e interessados de forma completa, é preciso que conheça muito bem tudo sobre o estabelecimento.

Veja 4 coisas que todo recepcionista de salão precisa saber

É na conversa com a recepcionista que a pessoa entrará em contato pela primeira vez não apenas com os serviços que o seu salão oferece e com os produtos que utiliza, mas com a visão e o objetivo do estabelecimento. A recepcionista deve entender isso e ser uma porta-voz da missão do seu salão, estando apta a apresentá-lo aos clientes e interessados.

Ouvir e transmitir as críticas dos clientes

O serviço de recepcionista não consiste apenas em promover os serviços do salão e apresentar novidades para os clientes. Para um atendimento realmente excelente e diferenciado, é imprescindível que essa profissional escute e dê atenção às reclamações e críticas dos clientes, repassando as informações para a gerência.

Dessa forma, os seus clientes vão se sentir respeitados e o seu salão continuará sempre melhorando. É importante compreender que quando um cliente faz uma reclamação, o principal objetivo dele é o de ser ouvido e que o problema relatado, quando convier, seja solucionado. Quando você coloca isso em prática, conquista o cliente de forma ainda mais forte.

É claro que é necessário apurar se a reclamação tem fundamento ou não antes de tomar qualquer atitude. Se não tiver, de qualquer forma, é interessante conversar novamente com o cliente e explicar a verdadeira situação para ele. Entretanto, se for verificado um problema real, procure agir rapidamente para resolvê-lo.

E no seu salão, como anda o serviço de recepcionista? Identificou alguma lacuna que pode ser solucionada com as nossas dicas de hoje? Agora que o seu salão está pronto para arrasar no atendimento, confira também o nosso guia definitivo para se tornar um salão de beleza de sucesso e continue melhorando cada vez mais!

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4 coisas que todo recepcionista de salão precisa saber
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A tecnologia revolucionou a rotina de trabalho, inclusive em salões de beleza. Confira coisas que o recepcionista de salão precisa saber para facilitar a rotina!
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